munck-post-2

O que é um caminhão Munck?

Chamado de Caminhão Munck ou guindauto, se trata de um equipamento de grande porte que é montado no chassi do caminhão e possui as funções de carregar e descarregar altas cargas com facilidade e agilidade.

Tal qual um guindaste, guindauto é uma variação da máquina, e é usada principalmente para realizar descargas de maquinários e auxiliando na montagem de estruturas metálicas ou de concreto na construção civil.

Para utilizar um caminhão Munck é preciso analisar sua obra e organizar as máquinas de acordo com a necessidade e quantidade de peças, equipamentos e materiais a serem transportados.

Isso porque, como existem diversas opções de guindauto no mercado, cada um é utilizado para um tipo de serviço. Certos caminhões Munck aguentam um peso específico, enquanto outros podem carregar mais ou menos para que o trabalho seja feito com segurança.

Para ter uma noção, existem versões de caminhão Munck que suportam 4 toneladas, mas costumam ser menores. Os mais robustos podem atingir capacidade máxima de 25 toneladas aproximadamente, o que vai, como dito, de acordo com a necessidade da obra.

Um detalhe muito importante sobre o caminhão Munck é o lugar em que vai ser utilizado. Para que seja seguro apoiar e movimentar tanto peso a superfície deve ser firme e plana, considerando que tanto os pneus quanto a estrutura do caminhão não suportam terrenos acidentados.

Uma curiosidade é o nome do caminhão. Como boa parte das invenções, o nome da pessoa ou grupo que descobriu costuma ser usado. Não foi diferente com o Guindauto. A empresa que carrega o nome “Munck” tem como fundador Tore Albert Munck, que em 1960 abriu a marca detentora das marcas Munck e Guindauto.

O nome então passou a ser atribuído ao veículo e se popularizou assim, mas na verdade Albert Munck foi o responsável pela criação de guindastes e equipamentos hidráulicos para movimentar, rebocar, içar e locomover cargas pesadas.

Em outras palavras, embora carregue o nome “caminhão Munck”, o modelo é um caminhão montado sobre um chassi convencional, adaptando o caminhão a operações que envolvem cargas grandes e carregando a partir daí o nome caminhão Munck!

 

Fonte: Revista Caminhoneiro

Tags: No tags